Celulites e strias
Sem dúvida um dos grandes vilões femininos as estrias são um terror nessa época do ano, praia siginifica mostrar o corpo, mostrar nossas inperfeições que passamos o ano inteiro tentando esconder, desfarçar…
Mas quem disse que elas também não podem ser disfarçadas na estação mais quente do ano, pode e deve! a Déia aqui preocupada com o bem estar de todas, foi pesquisar soluções para esses pequenos problemas e trouxe a ajuda!
Muitas de nós já nos desesperamos na hora de vestir o biquíni, momento fatídico em que descobrimos essas danadinhas bem ali, na lateral dos quadris e coxas, fazendo um ondulado estranho que parece mais nítido com a pele bronzeada. São as famosas estrias, zonas de pele atrofiada, resultado da ruptura das fibras elásticas da pele.
Elas aparecem como lesões avermelhadas ou esbranquiçadas, alongadas, com superfície fina e enrugada, que não se bronzeiam com o sol. São freqüentes na região dos quadris, mamas, coxas, costas, sem falar naquelas maiores que aparecem na barriguinha, depois de uma gravidez em que se engordou demais.
Enquanto lança mão dos truques, não deixe de usar um creme especial para estrias, de preferência à base de ácido glicólico, que pode ser usado mesmo no verão, para ir realmente tornando-as mais apagadas e menos visíveis.
Você já talvez tenha ouvido falar ou lido sobre elas, já sabe que a cura total infelizmente não existe. Mas há recursos capazes de fazerem com que as estrias se tornem menos evidentes, menos visíveis, quase apagadas mesmo, usando ácidos como o retinóico e o glicólico e também equipamentos do tipo laser, como o Quantum, e injeções de preenchimentos delicados. Para preveni-las, é importante nunca engordar demais, além de usar hidratantes potentes no corpo nas fases críticas, como adolescência, gravidez e nos períodos em que aumentamos de peso.
Mas agora o foco é disfarçá-las de maneira rápida, urgente, para enfrentar a platéia…
- Os auto-bronzeadores ajudam muito a disfarçar a estrias, pois conseguem dar um tom dourado naquela área que normalmente não se bronzeia. Aplique por três ou quatro dias, para obter um "bronzeado" bonito. Depois, faça uma manutenção aplicando uma vez por semana para manter a cor. É bom lembrar que em peles douradas, o bronzeado fica melhor, pois a coloração que esses produtos conferem combinam com esse tipo de pele.
As peles muito brancas, rosadas, podem ficar um tanto amareladas, além de qualquer mau espalhamento do creme aparecer mais. Para estas pessoas mais brancas, o ideal são os auto-bronzeadores mais fracos, suaves, pois bronzeiam lentamente e dá tempo de corrigir os "erros". Lembre-se de que após algumas horas da aplicação, sente-se um leve cheirinho característico da proteína que se forma na pele, mas geralmente ninguém mais percebe, só você. Há vários disponíveis no mercado atualmente.
- Maquiagem pode parecer estranho, mas em caso de desespero ou perfeccionismo, pode ser usada, sim, desde que com habilidade para que ninguém perceba. Aplique um creme hidratante ou mesmo seu bronzeador com filtro, misturando na região crítica um pouco de base no tom de sua pele ou um pouco mais escuro. Experimente bases de alto poder de permanência, à prova d’água.
- Enquanto lança mão dos truques, não deixe de usar um creme especial para estrias, de preferência à base de ácido glicólico, que pode ser usado mesmo no verão, para ir realmente tornando-as mais apagadas e menos visíveis.
- Se você quer mesmo rápida e diminui-las eficientemente, considere a possibilidade da terapêutica injetável com ácido hialurônico especial, reticulado, que em alguns minutos, inserido com agulhas finas e delicadas sob a pele, entremeado nas estrias, consegue rapidamente um efeito liso e homogeneizador, durando cerca de um ano. As desvantagens são os preços mais altos e a possibilidade de pequenos hematomas que duram uma semana. A vantagem é que o efeito é praticamente imediato e há bom estímulo da produção de colágeno pelo próprio organismo, com melhora efetiva das estrias a longo prazo.
Estrias antigas na coxa, como evitar?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.
Celulite:
A celulite é um problema estético que incomoda muito e acaba com a auto-estima de qualquer mulher. A sua característica é deixar ondulações nas pernas, no bumbum, nas coxas, e até na barriga.
Mas antes de começar um tratamento para evitar ou amenizar o aparecimento desse problema no seu corpo, saiba quais são suas três principais causas:
Hereditariedade:
Se alguém tiver o problema na sua família você também pode ter;
Problemas circulatórios:
Quando o sangue não flui bem, a drenagem das toxinas fica prejudicada e isso deixa o líquido que fica entre as células mais viscoso;
Alterações hormonais:
Níveis de estrogênio (hormônio feminino) muito altos provocam disfunções no metabolismo que podem criar ou agravar a celulite. A pílula anticoncepcional também pode desencadear o problema, pois significa uma dose adicional de hormônios circulando no seu organismo.
Esses três fatores associados com a má alimentação, tensão emocional, sedentarismo, excesso de toxina no organismo e o uso constante de roupas apertadas estimulam ainda mais o aparecimento da celulite e a situação fica incontrolável.
Agora você já tem motivos de sobra para arregaçar as mangas e partir para a batalha contra esse mal. É indispensável ter uma alimentação saudável, fazer exercícios, utilizar esfoliantes e cremes redutores no corpo. Para um resultado eficaz e completo faça um tratamento estético específico para o seu caso. Assim, você estará prontinha para arrasar no verão sem os incômodos “furinhos”.
Geeeeeeeeeente, academia ajuda bastante das celulites, vamos malhar ... hahaha
Mas não se esqueça, não fique achando que todo mundo na praia está de olho nas suas estrias. É bem provável que ninguém esteja nem notando. Jamais fale nelas e concentre-se em passar a impressão de "beleza do conjunto", sorrindo, sendo simpática e caminhando com elegância e graça….Nada melhor do que ser feliz.